Perguntas e respostas para ter um corpo saudavel

É mesmo para isso….


  • A água serve de lubrificante


  • A água serve de 
  • lubrificante na digestão e em quase todos os outros processos do organismo. A água presente na saliva ajuda na mastigação e a engolir, assegurando que a comida desça facilmente pelo esófago. Também lubrifica as articulações e cartilagens, permitindo que se movam com maior fluidez. Quando se dá a desidratação, a água afasta-se das articulações (pois é necessária noutros locais do organismo que necessitam mais dela para manter o seu funcionamento), o que leva a dores nas articulações, costas e joelhos, podendo originar lesões e artrites. Os nossos olhos também necessitam de lubrificação para que se mantenham saudáveis e funcionem bem.


  • A água regula a temperatura do corpoOs nossos corpos conseguem controlar o sobreaquecimento através da transpiração das glândulas sudoríparas na pele e através da evaporação, que produz um efeito de arrefecimento. O sangue é também encaminhado para zonas mais próximas à superfície da pele para arrefecer e, de seguida, levado de volta para o interior do organismo. O movimento da água no nosso sistema celular também transporta plasma sanguíneo, que nos é vital, composto por 92% de água. O plasma sanguíneo é essencial para agir como efeito tampão para manter o pH do organismo, transportar os anticorpos do sistema imunitário e regular o equilíbrio osmótico, tarefas essenciais para a manutenção da temperatura corporal.

  • Eliminação de toxinas do corpoA água ajuda o organismo a remover toxinas de diversas formas. Esta liberta resíduos e toxinas do corpo através da urina e da transpiração. Contribui ainda para a redução da prisão de ventre e ajuda nas evacuações, assegurando que os resíduos são expulsos rapidamente antes que se tornem tóxicos e prejudiciais ao organismo. A acumulação de resíduos pode ocorrer se a desidratação se tornar regular, podendo causar dores de cabeça e toxicidade.
  • Transporta nutrientes pelo corpoO sangue, que é composto por 92% de água, transporta nutrientes e oxigénio às células de todo o corpo. Os nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos são digeridos e tornam-se solúveis na água, o que significa que se dissolvem. A água permite que estes nutrientes passem através dos capilares, nas paredes intestinais, para o sangue e sistema circulatório, onde os nutrientes e o oxigénio podem então ser distribuídos. Para além disto, a água ainda tem um papel fundamental na prevenção da doença: beber oito copos de água por dia pode diminuir o risco de cancro no cólon em 45%, cancro na bexiga em 50% e pode também reduzir bastante o risco de cancro da mama. 

De ferias…….. com a gordura

Mude sua dieta com alimentos menos calóricos, faça trocas inteligentes e em vez de fritar: coma cru, cozinhe ou asse. Comer menos alimentos doces e sucos concentrados, não beber refrigerantes (1 litro de Coca- Cola contém 450 calorias, o que pode ser comparado a um bom jantar). Comer mais vezes, fazendo refeições divididas. Ao ingerir alimentos, o corpo consome pelas necessidades imediatas e para a formação de estoque. Com intervalos mais longos entre as refeições, maior a chance de guardar energia através de gordura no seu corpo e não ficará com fome se você comer a cada três horas. Além disso, o corpo consome a maior parte da energia na parte da manhã por isso não é interessante ficar com fome de manhã e extrapolar à tarde ou à noite. 

Mastigue bemalém de controlar melhor a fome, o seu corpo precisa desse processo para ter mais saúde e boa digestão. Consuma doce apenas como degustação ou quando estiver com muita vontade, mas antes de ir comer o doce coma uma fruta antes para diminuir a ansiedade Coma a sobremesa apenas quando estiver sem fome, prove devagar e siga o princípio de “menos é mais”. 


Você sente muita fome? Controle a fome meia hora antes da refeição principal, beba um copo de leite desnatado com um pedaço de pão preto ou uma banana, maçã, pera ou laranja. Seu corpo vai começar a sentir menos fome e você vai comer menos. 


Evite o álcool. Além de conter alta caloria, com ele perdemos o controle sobre a quantidade de alimento que consumimos. O álcool agride o corpo, desregula o sono e o bom funcionamento do organismo. 

Como emagrecer: Ora aqui está o segredo que nao deixa voce emagrec…

Capitulo I O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS? Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglic…

O seu melhor amigo para emagrecer


O limão é um poderoso aliado no emagrecimento. Tomado com água gelada, de manhã, ele diminui e até sacia a vontade de comer doces. Além disso, a água gelada tem efeito termogênico, ou seja, faz com que o seu corpo gaste mais calorias para igualar a temperatura do organismo à do ambiente, acelerando o metabolismo. Os livros “O Poder de Cura do Limão” e Alimentação Desintoxicante”, ambos da química Conceição Trucom, ensinam 12 maneiras de usar o limão para perder peso:



Tome ½ limão com água morna de manhã, em jejum, e 15 minutos antes das refeições.

Acrescente ao suco de 1 limão rodelas de gengibre esmagadas e 1 pitada de sal. Consuma a mistura uma hora antes das refeições por oito dias.

Bata no liquidificador 1 limão inteiro, 1 xícara de folhas e talos de hortelã, 1 xícara de uvas sem semente e água. Coe e adicione 1 colher de chá de farelo de aveia.

Bata no liquidificador 1 limão com o suco de 3 laranjas, 3 folhas grandes de couve, 2 rodelas de gengibre e 1 colher de chá de sementes de linhaça.


Problema Nº1 o figado

Capitulo I

O QUE SÃO OS

TRIGLICERÍDEOS?

Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal.
Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. Os triglicérides são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
Neste artigo vamos explicar os triglicerídeos e a hipertrigliceridemia, abordando os seguintes pontos:
  • O que são os triglicerídeos.
  • Níveis sanguíneos adequados.
  • Causas.
  • Dieta e triglicerídeos.
  • Sintomas.
  • Complicações da hipertrigliceridemia.
  • Tratamento para baixar os triglicerídeos.

O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

Os triglicéridos são a forma de gordura mais comum no nosso corpo, sendo usados para fornecer energia para o organismo. Quando a quantidade de triglicérides está elevada, eles são armazenados nos tecidos adiposos (tecidos gordurosos) para o caso de serem necessários no futuro. Quando você desenvolve aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris ou na barriga, você está na verdade armazenando os triglicérides que estão em excesso.
Os triglicéridos estão presentes em vários alimentos comuns da nossa dieta, mas a maior parte costuma ser produzida pelo nosso fígado. Quando comemos carboidratos em excesso (doces, massas, pães, etc.), o fígado pega esses açúcares a mais e os transforma em triglicerídeos, para que eles possam ser estocados nos tecidos adiposos, servindo como reserva energética.
Os triglicerídeos viajam pela corrente sanguínea acoplados a uma proteína chamada VLDL, uma lipoproteína semelhante ao HDL e LDL que transportam o colesterol pelo sangue.
Níveis sanguíneos de triglicerídeos
Como veremos adiante, excesso de triglicerídeos no sangue está associado à deposição de gorduras nos vasos e aterosclerose, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Todo indivíduo acima dos 20 anos deve medir seus níveis de colesterol e triglicerídeos pelo menos uma vez a cada 5 anos. Em relação aos níveis sanguíneos de triglicérides, classificamo-nos assim:
  • Normal – abaixo de 150 mg/dL.
  • Moderado – entre 150 e 199 mg/dL.
  • Alto – entre 200 e 499 mg/dL.
  • Muito alto – maior ou igual a 500 mg/dL.

5 DICAS





1.   Dormir Bem

Descansar 7 horas por noite dá ânimo para cumprir os compromissos do dia a dia e fica mais fácil resistir às tentações. Além disso, descansar apropriadamente deixa o corpo disposto para fazer mais exercícios. 



2.   Beber muita água durante o dia
Preferencialmente até meia hora antes e depois das refeições. A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1 e 2 litros de água por dia. 

3.   Fazer algum exercício físico
O tipo do exercício não é o mais importante. É natural que correr muito rápido emagreça em menos tempo do que apenas caminhar. Mas, correr não é para todas as idades, nem para todos os joelhos. Por isso, se a sua melhor opção, para todos os dias ou 3 vezes por semana, é caminhar, esse é o melhor exercício físico do mundo pra você. O importante é fazer o que o corpo permite e nunca ficar parado. 

4.   Comer frutas e legumes
Insira no regime alimentar frutas ou legumes em todas as refeições. Como, por exemplo, uma salada de frutas com iogurte no lanche da tarde e uma salada de alface, tomate, atum e maçã no jantar. Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga. .
5.   Não ficar com fome

Fazer pequenas refeições a cada 3 horas pode parecer exagerado, mas é certo que a fome não aparece. Dessa forma, as porções de comida, aos poucos, vão diminuindo e o peso também. Colocar lembretes no celular ou na agenda e se programar no dia anterior, para os horários das refeições, pode tornar essa tarefa mais fácil de cumprir. 

sucesso alimentar

Dicas para uma alimentação saudável

Pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes porque vai repor as energias gastas pelo corpo durante a noite e carregar energias para as actividades do seu dia.

Muitas pessoas saltam esta refeição importante, ou então, comem qualquer coisa. O pequeno-almoço deve ser variado e equilibrado deve incluir cereais, leite e fruta.


Várias refeições por dia

Comer bem é comer pouco mas várias vezes ao dia, deve fazer 4 a 5 refeições ligeiras ao longo do dia, ou seja, deve comer de 3 em 3 horas. Comer várias vezes ao dia ajuda a repor energias, ao mesmo tempo evita que tenha excessos de fome que muitas vezes resultam em comer doces ou alimentos salgados.
Iogurtes, frutas, frutos secos são opções para lanches a meio da manhã e a meio da tarde.

Sopa

A sopa é uma excelente forma de incluir no seu dia-a-dia de vegetais, a sopa é simples de preparar e pode congelar para ter sempre disponível. Deve ser comida antes das refeições principais, para além de todos os nutrientes que contribuem para um bom funcionamento do nosso organismo, a sopa ingerida no início das refeições, a sopa tem um efeito saciante.

Beber água

Ao longo do dia o corpo perde água, é muito importante ir repondo esta perda, devemos beber pelo menos 1,5 l de líquidos por dia, a água é a mais indicada mas se tem alguma dificuldade em beber água pode substituir metade desta quantidade por chá sem açúcar ou por sucos naturais.

Prefira alimentos integrais e carnes brancas

Estas são algumas das substituições que fazem toda a diferença numa alimentação saudável. As carnes brancas como o frango, o coelho e o peru são pobres em gorduras e são muito saborosas.
As versões integrais de pão, massa e arroz também são uma boa opção para incluir nas suas refeições.

Peixe

Deve fazer pelo menos metade das suas refeições principais à base de peixe, prefira sempre os peixes mais magros. Prefira as versões cozidas e grelhadas e acompanhe com legumes.

Como emagrecer com sopa: substituições inteligentes

No entanto, é possível fazer sopas light e saborosas mesmo sem esses alimentos que sabotam as receitas teoricamente saudáveis.Algumas opções para engrossar o alimento e dar sabor, sem as sopas percam seu teor emagrecedor – claro que só vai funcionar se você mantiver uma rotina saudável de exercícios físicos e se o restante de sua alimentação for balanceada.



  • Agar-agar: um tipo de gelatina vegetal proveniente de algas. “É rica em fibras e uma ótima opção para engrossar sopas, além de melhorar as funções intestinais e dar saciedade”.
     
  • Couve-flor: é uma hortaliça com baixo valor calórico, além de ser rica em fibras e em vitaminas A e C. Pode ser batida junto com os ingredientes da sopa, que vai ajudar a dar mais consistência.
     

  • Leite vegetal: seja de arroz, soja, amêndoas, aveia, entre outros, eles não têm açúcar e podem ser encontrados já nos supermercados. “Eles possuem baixíssimo teor de gordura e são ótimos substitutos do leite de vaca, muito mais engordativo. É indicado para quem apresenta sensibilidade aos leites de origem animal”.
  • Lentilha: é cheia de proteínas, fibras, minerais e carboidratos complexos – ou seja, que sustentam sem engordar. “Por sua consistência, ela ajuda a encorpar a sopa e a enriquecê-la em valor nutricional”.
     
  • Linhaça: possui ômega-3, fibras, vitaminas do complexo B e uma substância chamada lignana, que é anticancerígena. “Minha dica é deixar de molho na água até que ela dê uma ‘inchadinha’, e depois misturar à sopa, para ajudar a engrossar”.
     
  • Versão natural do caldo de carne: “Cozinhe alho poró, cebola, alho, salsinha, cebolinha e sal marinho ou sal rosa. Reserve em algum potinho ou forminha de gelo e leve ao congelador. “Como os ingredientes são naturais, ele se conservam melhor no gelado”.

o melhor do sumo

O suco de pepino emagrece e faz bem para a pele

Uma xícara de suco de pepino possui apenas 16 calorias, isso torna esse suco um grande aliado de quem deseja emagrecer com saúde.

suco de pepino emagrece não apenas por causa das poucas calorias. O pepino é um poderoso diurético e desintoxicante, e se você misturar no suco algumas gotinhas de limão, terá uma bebida muito poderosa capaz de ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas nocivas. Além disso, essa mistura é capaz de fortalecer o sistema imunológico e acelerar o seu metabolismo, o que contribui ainda mais para a perda de peso.



Por causa de sua capacidade diurética, o suco de pepino é capaz de ajudar nocombate à retenção de líquido. Por isso esse suco é uma arma poderosa contra aqueles inchaços desconfortáveis que prejudicam a sua aparência.
As fibras do pepino também ajudam no processo de emagrecimento. Elas melhoram o funcionamento do sistema digestivo e também aumentam a sensação de saciedade, evitando aquela fome maluca que faz você comer demais no momento das refeições.

Pormenores

1– Monte um bom prato de salada antes de partir para a comida quente. Assim, você estará mais saciada quando for se servir dos alimentos mais calóricos

2 – Tem um

amigo que precisa emagrecer? Forme dupla, assim um incentiva o outro nos dias de preguiça
3 – Tenha calma para comer. Não faça suas refeições de pé ou em frente à televisão. Sente-se em um local tranquilo e faça desse um momento de prazer.

4 – Adeus, farinha! Corte alimentos que contenham esse ingrediente, porque ela transforma-se rapidamente em gordura no corpo. Ou, troque os alimentos com farinha branca pelos integrais!

5 – Pratique esportes. Para quem tem dificuldade em aderir ao treino da academia, esporte é uma ótima opção. Além de trazer mais motivação, você vai pensar duas vezes antes de desfalcar o time
6 – Durma bem e em quantidade suficiente para descansar. Diversos estudos já relacionaram a falta de decanso adequado ao excesso de peso.
7 – Escove os dentes logo após a refeição. O hábito, além de garantir uma boca saudável, evita aquela vontade de comer um docinho
8 – Na hora de comer, que tal trocar o prato comum pelo de sobremesa? A falta de espaço vai obrigá-lo a comer menos
9 – Prefira alimentos frescos. Ao abandonar os industrializados, você reduz a quantidade de gordura e de sódio, retendo menos líquido. E ainda tem a vantagem de se alimentar de forma mais saudável
10 – Troque o frito pelo assado, você reduz as calorias em um terço só com essa mudança no preparo no alimento
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